segunda-feira, 20 de outubro de 2014

BOTÕES



Inicio dos botões

Na Idade Média alguns países europeus limitavam a quantidade de botões por considerar ostentação excessiva. A partir do século XIII elas tomaram como caráter principal a função de fechar as vestimentas - antes eram vistos como uma decoração, motivo de status. Nessa época os botões ficavam do lado esquerdo, facilitando que os criados dos nobres os vestissem. No entanto, os botões de roupas masculinas foram alteradas para o lado direito; e há várias versões para a causa que pode ter levado à mudança
O objetivo principal do botão é ajustar as roupas ao corpo, fixando-as em uma posição determinada, embora também seja extensamente utilizada apenas por motivos estéticos. O formato e o material pode variar de acordo com o tipo de vestuário (posição na peça, cor, tecido, entre outros fatores), existindo botões de metal, poliéster, madeira, coco.



BOTÕES PRÉ-HISTÓRICOS                                      BOTÕES DA IDADE MEDIA


História do Botão: Botões Vintage. Foto:Divulgação
BOTÕES VINTAGEN


Curiosidade

abotoamento das camisas, casacos e calças são diferentes para homens e mulheres. O motivo tem razão histórica e tudo!
Os abotoamentos podem ser de qualquer tipo: simples, duplos, embutidos e com diversos tipos de botões, faixas para complementar e muito mais. Porém o detalhe que quase ninguém repara, que o lado do abotoamento é diferente nas peças masculinas e femininas. As mulheres abotoam as camisas para o lado esquerdo e os homens para o lado direito.
O motivo dessa diferença é histórico: em meados do século XVII as mulheres da elite eram vestidas por criadas, que deviam ser obrigatoriamente destras, portanto, o abotoamento para o lado esquerdo facilitava para que elas conseguissem vestir as mulheres com maestria. Já os homens vestiam-se sozinhos, portanto, o abotoamento é feito para o lado direito para que eles conseguissem se arrumar de prontidão, principalmente nos uniformes militares! Agora não tem mais desculpas na hora de tentar identificar se uma peça é de homem ou mulher né!











Nenhum comentário:

Postar um comentário